FeCam

FESTIVAL CAMERATA

O Festival Camerata surgiu em formato online durante a pandemia em 2020 e foi um dos pioneiros a oferecer aulas a regentes, cantores e instrumentistas que tiveram a sua prática musical interrompida pela impossibilidade de fazer aulas, ensaios e concertos. Alunos encontraram no FeCam uma forma de se conectar com professores de todas as partes do mundo, mostrando que no formato online não há barreiras para se adquirir e lapidar conhecimento. Professores de música também encontraram no FeCam uma oportunidade de continuar atuando enquanto docente e garantir meios de subsistência financeiramente durante o isolamento da pandemia.
A direção artística do festival é da maestra Natália Larangeira, que possui ampla experiência como assistente do atual diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba, Abel Rocha. Natália Larangeira faz parte da estrutura do festival desde os anos de 2013 e presenciou os desafios de se organizar um festival de música de concerto. Além da Oficina, a maestra participou de diversos festivais de música no Brasil, América Latina e Europa e identificou que os regentes em formação possuem poucas oportunidades de testar repertórios de estéticas e períodos variados e chegam à frente das orquestras profissionais com pouca experiência. O mesmo acontece com instrumentistas que acabam generalizando a forma de tocar repertórios que necessitam de conhecimento específico e não possuem
um ambiente saudável para se desenvolver. Destas necessidades e com o objetivo de proporcionar aperfeiçoamento a músicos com profissionais renomados, com a intenção de dividir os resultados artísticos com a comunidade, surgiu o III e IV FeCam e pretendemos em 2024 realizar a quinta edição, ampliando a oferta de cursos e práticas instrumentais e corais.
FeCam é um festival que tem como objetivo inserir a cidade de Indaiatuba no circuito dos grandes festivais do Brasil. Atendendo a demanda de alunos de música da região, que já participam de projetos musicais em locais como: Conservatório de Tatuí, Escola de Música TEMEC (Itu), Conservatório de Música de Salto, Projeto Retreta (Arthur Nogueira), Orquestra Comunitária da Unicamp (Campinas), Escola de Música da AMOJI (Indaiatuba), Orquestra infanto-juvenil de Indaiatuba, Camerata Comunidade (Indaiatuba), dentre outros, promovendo vivências a jovens músicos em formação e trazendo música de excelência para toda a região metropolitana de Campinas.
Além de toda a programação pedagógica haverá ainda a realização de concertos pelos grupos formados pela prática de conjunto instrumental e vocal, música de câmara e orquestras convidadas. O sucesso resultante da criação do projeto demonstrou um público potencial e cativo para este segmento na região, garantindo assim, a formação e ampliação de plateia, e criando formas de democratizar o acesso a espetáculos de alto nível artístico nessa especialidade.
Outro fator importante é a manutenção e oferta de emprego a artistas e profissionais especializados do município de Indaiatuba e região, e seu impacto pode ser notado de forma direta e indireta em todo o setor da economia criativa.

i fecam - beethoven

Festival sobre as 9 Sinfonias e Aberturas orquestrais de Beethoven.

Data: 20 a 31 de Julho de 2020

484 alunos participantes