Camerata

Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba

Quem Somos

A Camerata Filarmônica de Indaiatuba é uma associação sem fins lucrativos (ACAFI), atuante no segmento musical, com propósitos artísticos, educacionais e sociais.

Nossa equipe conta com músicos profissionais, educadores musicais e cargos de apoio de gestão, além de nossa Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal.

A ACAFI mantém a atuação de grupos musicais, como a Camerata Filarmônica de Indaiatuba, a Camerata Filarmônica Jovem, a Camerata Filarmônica Aprendiz e o Quarteto Guarany, além do Projeto Camerata Comunidade, em Parceria com a Secretaria Municipal de Cultua de Indaiatuba e a Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

A Camerata atendeu, diretamente, em 2019, cerca de 350 pessoas, entre músicos profissionais e amadores, estudantes de música, e crianças e adolescentes iniciantes no ensino musical.

Nossa História

O primeiro grupo musical da Camerata foi criado em 2013, com uma pequena programação de concertos, e oficialmente a Associação foi fundada em 2014. Desde então, tem promovido atividades artísticas e musicais através de concertos regulares em diversos pontos da cidade, tendo se apresentado para mais de 7.000 pessoas, além de ter promovido cultura e impactado socialmente o município.

Desde seu início, a ACAFI tem mantido as atividades culturais da Camerata Filarmônica de Indaiatuba, orquestra profissional dedicada ao repertório de concerto para orquestra de cordas, com temporadas sazonais.

A partir de 2017 criou mais duas orquestras de cunho didático, a fim de oferecer prática orquestral de forma gratuita a músicos amadores e estudantes de música de Indaiatuba e região, que têm a necessidade dessa atividade para adquirir experiência em orquestras. Esses grupos têm atuado continuamente, com ensaios semanais e temporadas de concertos.

A partir de 2019 a ACAFI firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba e a Secretaria de Cultura, com o Projeto Camerata Comunidade, pelo compromisso de levar ensino musical aos bairros periféricos da cidade, ato alinhado ao nosso principal objetivo de levar música orquestral a crianças e adolescentes de baixa renda. Através deste projeto a Camerata também passou à obtenção da Lei de Utilidade Pública Municipal (N. 274/2018).

Missão

Oferecer ensino e vivência musical de qualidade, proporcionando amplo acesso. A Camerata mira na atuação com música clássica na cidade de Indaiatuba, focando na distribuição de seus conteúdos, ensinos, concertos, eventos, etc de forma gratuita, e especialmente direcionado ao público de baixa renda. Nosso trabalho é empenhado em democratizar e facilitar o contato direto com a cultura musical.

Para isso a Camerata tem, desde 2013, trabalhado na produção de eventos e atividades culturais com música por toda a cidade de Indaiatuba e região, tendo grande acolhida do público e sendo reconhecida como patrimônio da comunidade.

Temos a nobre intenção de sensibilizar a todos os envolvidos em nossos projetos e na comunidade da cidade, visando a formação de público consciente e crítico, que tenha autonomia e protagonismo diante de sua atividade cultural.